UTILIZAÇÃO DO SORGO NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v8i2.7643Palavras-chave:
Bibliometria, Cerveja Artesanal, Doença Celíaca, Sorgo.Resumo
A produção de cerveja artesanal baseia-se no malte obtido a partir dos grãos de cereais, tais como cevada e trigo, que possuem glúten em sua composição. Tal fato inviabiliza o consumo da bebida por doentes celíacos, problema que pode ser contornado com a adoção de cereais sem glúten, como o sorgo. Na presente pesquisa, é feita uma revisão sistemática de literatura, que busca caracterizar o estado da arte das publicações científicas a respeito do uso do sorgo para produção de cerveja. Com isso, a adoção desta ferramenta bibliométrica permitiu avaliar cientificamente a utilização deste cereal para tal finalidade. A partir de um protocolo pré-estabelecido de busca, é verificada a relevância dos trabalhos, em termos dos países de publicação, instituições afiliadas, anais de publicação, e palavras chaves. Ao final, são feitas considerações gerais sobre os principais artigos resultantes da revisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.