VIDAS SECAS E A TERRA DOS MENINOS PELADOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DE ESTUDOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS

Autores

  • Sariane Boff Dias Universidade La Salle - Unilasalle
  • Lúcia Regina Lucas da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v9i1.8033

Palavras-chave:

Exclusão, Identidade, Cultura, Vidas secas, A terra dos meninos pelados

Resumo

A presente pesquisa tem como fundamento a análise da condição, sobretudo, social, das personagens protagonistas em Vidas secas (2020) e A terra dos meninos pelados (2018), de Graciliano Ramos. A partir dessa análise é abordada a questão da exclusão, identidade e cultura, considerando os motivos que tornaram as personagens excluídas da sociedade. Assim, a pesquisa elaborada é de cunho qualitativo com estudo bibliográfico, contemplando uma proposta pedagógica para ser utilizada com um público de Ensino Fundamental ou Médio. Nota-se que os escritos estudados são indispensáveis para o ensino de literatura, já que trata da temática de exclusão social, uma causada pela situação econômica e outra pela condição física e, ao mesmo tempo, diz respeito a indagações identitárias e culturais desses indivíduos. Logo, por meio dessas premissas observadas foi válido sugerir uma atividade baseada nessas narrativas, que trabalhe com exclusão, identidade e cultura, para demonstrar a vasta diversidade do comportamento e estado humano que nem todos possuem visão e, por fim, promover a inclusão social. Para este estudo, temos como base teórica publicações de Cassier (2012), Fernandes (2020), Pavloski (2012), Pio (2020), Silva (2000), entre outros.

Biografia do Autor

Sariane Boff Dias, Universidade La Salle - Unilasalle

Discente do Curso de Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa da Universidade La Salle – Unilasalle

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos