PARA ONDE VÃO OS PATOS? A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE HOLDEN CAULFIELD EM "O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO"
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v9i1.8109Palavras-chave:
Holden Caulfield, Identidade, Memória, O apanhadorResumo
O presente artigo visa explanar acerca da obra O apanhador no campo de centeio, de autoria de Jerome David Salinger, com ênfase na análise do processo de construção da identidade de seu protagonista, Holden Caulfield. Levando em consideração a maneira como é estruturado o enredo da obra – narrativa em primeira pessoa baseada nas lembranças do personagem – e conceitos como memória individual e memória coletiva, busca-se analisar o impacto que as recordações exercem na formação e consolidação identitária de Holden. Para isso, faz-se necessário atentar para a interação entre indivíduo e sociedade, bem como o impacto que os vínculos sociais, as conexões humanas e as experiências de vida exercem sobre a essência ou o eu interior do ser humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.