DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM PROCESSO DE REMEDIAÇÃO DE ÁREA CONTAMINADA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v9i1.8217Palavras-chave:
Postos de Combustíveis. Remediação. Processos Oxidativos Avançados.Resumo
Os comércios varejistas de combustíveis possuem serviços essenciais a população, entretanto essas atividades são altamente poluidoras. Qualquer vazamento em tanques de combustíveis pode causar contaminação na água e solo subterrâneos, necessitando de técnicas eficazes de descontaminação, a fim de minimizar, ao máximo, os impactos ambientais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um diagnóstico ambiental em postos de combustíveis localizados na cidade de Porto Alegre – RS que estão em processo de remediação de área contaminada e um estudo sobre as principais técnicas de remediação. Para atingir o objetivo proposto, o trabalho foi estruturado em 3 etapas, sendo: (i) coleta de dados; (ii) análise e diagnóstico ambiental; e (iii) mapeamento dos métodos de remediação. Conforme os dados coletados, dos 380 postos de combustíveis da cidade de Porto Alegre, 242 são classificados como área não contaminada, equivalendo a 63,68% e 49 estão em processo de remediação ativos, 12,89%. Posteriormente, foram avaliados os métodos de descontaminação mais utilizados, dando ênfase aos processos oxidativos avançados. A partir dos artigos consultados foi possível evidenciar uma lacuna na literatura, na qual não foi evidenciado estudo comprovando a eficiência dos processos oxidativos avançados aplicados em postos de combustíveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.