A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES, ALIADA ÀS TECNOLOGIAS, COMO PROPOSTA METODOLÓGICA: REFLEXOS NA FORMAÇÃO DISCENTE

Autores

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Centro Universitário La Salle - Canoas
  • Vera Lucia Felicetti Centro Universitário La Salle - Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.891

Palavras-chave:

educação profissional, estatística, ferramenta didático-pedagógica, formação discente, tecnologia.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma prática metodológica desenvolvida na Educação Profissional. Houve resultados positivos no tirocínio dos estudantes com a utilização de tecnologias o que facilitou a compreensão dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de estatística em consonância com a interdisciplinaridade.

 

 

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Centro Universitário La Salle - Canoas

Atualmente é aluno do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas". Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (FAPERGS/CAPES). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Metodista, do IPA (2011). Fez Aperfeiçoamento em Língua Inglesa (Pre-Intermediate) pela Cornerstone Academic College (Toronto - Canadá). Técnico em Administração pelo Instituto Gomes Jardim. Tem experiência no Ensino Fundamental e na Educação Profissional, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, processos de ensino e aprendizagem, tecnologias e ambientes informatizados, avaliação, Cálculo Diferencial e Integral, Extensão Universitária.

Vera Lucia Felicetti, Centro Universitário La Salle - Canoas

Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EUA, com bolsa CAPES. Participou do grupo de pesquisa da Dra. Patrícia Somers no Departament of Educational Administration - College of Education - THE UNIVERSITY OF TEXAS AUSTIN - Estados Unidos como J1 Research Scholar.Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora no curso de Pós-Graduação do Centro Universitário La Salle no Mestrado Acadêmico em Educação e do Curso de Matemática. Tem experiência no Ensino Fundamental e Ensino Médio, atua na área de Matemática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, práticas metodologicas, comprometimento do estudante, formação docente, busca e construção do conhecimento, egressos PROUNI.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos