INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: RELATOS E VIVÊNCIAS FAMILIARES

Marcelo Bustamante Chilingue, Kelly Fernanda de Moura Vianna

Resumo


O sistema educacional brasileiro passou, e ainda passa, por paradigmas em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, seja em relação à matrícula e permanência destes no ambiente escolar regular como em relação às alternativas educacionais a serem adotadas para garantir um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Mas será que a escola regular se organizou e/ou se organiza para atender esta classe de alunos, de maneira a lhes proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva? Diante disto, este trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer como o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais foi implantado no Brasil e como às escolas regulares vem lidando com esse processo e tem como objetivos conhecer os caminhos percorridos para que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais se efetivasse nas escolas de ensino regular, verificando a maneira como as escolas se organizaram física e pedagogicamente além de analisar os desafios que este tipo de inclusão ainda enfrenta. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica fundamentada em um relato de vivência pessoal da autora a respeito da importância da inclusão. Por fim, percebe-se que a inclusão escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais precisa ser assegurada, de modo que estas possam desenvolver suas potencialidades, ter uma vida normal, respeitando suas peculiaridades e condições.

 


Palavras-chave


Ambiente Escolar. Desafios. Inclusão. Qualidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/cippus.v10i1.8934

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ISSN: 2238-9032

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