INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: RELATOS E VIVÊNCIAS FAMILIARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v10i1.8934

Palavras-chave:

Ambiente Escolar. Desafios. Inclusão. Qualidade.

Resumo

O sistema educacional brasileiro passou, e ainda passa, por paradigmas em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, seja em relação à matrícula e permanência destes no ambiente escolar regular como em relação às alternativas educacionais a serem adotadas para garantir um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Mas será que a escola regular se organizou e/ou se organiza para atender esta classe de alunos, de maneira a lhes proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva? Diante disto, este trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer como o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais foi implantado no Brasil e como às escolas regulares vem lidando com esse processo e tem como objetivos conhecer os caminhos percorridos para que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais se efetivasse nas escolas de ensino regular, verificando a maneira como as escolas se organizaram física e pedagogicamente além de analisar os desafios que este tipo de inclusão ainda enfrenta. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica fundamentada em um relato de vivência pessoal da autora a respeito da importância da inclusão. Por fim, percebe-se que a inclusão escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais precisa ser assegurada, de modo que estas possam desenvolver suas potencialidades, ter uma vida normal, respeitando suas peculiaridades e condições.

 

Biografia do Autor

Marcelo Bustamante Chilingue, Instituto Benjamin Constant

Professor EBTT do Instituto Benjamin Constant, doutorando em Informática na Educação pela UFRGS.

Kelly Fernanda de Moura Vianna, IFNMG

Licenciada em Pedagogia pelo IFNMG

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos