PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE LA SALLE/CANOAS A RESPEITO DOS MORADORES DE RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS E PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL

Autores

  • Júlia Gomes da Silva Universidade La Salle
  • Camila Bolzan

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v10i1.9291

Palavras-chave:

residenciais terapêuticos, moradores, sofrimento mental, alunos, psicologia.

Resumo

Os profissionais da psicologia exercem um papel fundamental para com os moradores, portadores de sofrimento mental que habitam em Residenciais Terapêuticos. O processo de desinstitucionalização é a estratégia elaborada pelo Serviço de Residencial Terapêutico (SRT), buscando o resgate da cidadania e ferramentas para conquista da autonomia para que este sujeito seja visto como singular e não como patologia, reconhecendo o morador como sujeito de direitos, formar uma relação que supere a relação profissional e paciente. O residencial como moradia permite que o morador, que, na maioria das vezes, vêm de internação psiquiátrica, possa ter a oportunidade de habitar, de ter uma casa, resgatando seus direitos, sua história, sua subjetividade e singularidade de vida. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos iniciantes e concluintes do curso de psicologia da Universidade La Salle/Canoas a respeito de residenciais terapêuticos e seus moradores. Trata-se de uma pesquisa de campo, com método qualitativo, através de um grupo focal para cada etapa do curso (iniciantes e concluintes) com objetivo de nortear a pesquisa e responder aos objetivos específicos do estudo. Objetivou-se com essa pesquisa, identificar como os alunos percebem os residenciais terapêuticos; descrever como os alunos relacionam o morador portador de transtorno mental e o residencial terapêutico; verificar se os alunos consideram importante que esta temática seja discutida no curso de psicologia; detectar se há presença de estigmas e crenças dirigidas aos moradores e sua inserção social.

Biografia do Autor

Júlia Gomes da Silva, Universidade La Salle

Pesquisa com alunos da Universidade La Salle/Canoas matriculados no inicio e no final do curso de psicologia com o objetivo de verificar quais as percepções destes alunos sobre residenciais terapêuticos e seus moradores portadores de sofrimento mental.

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos