METODOLOGIAS QUE UTILIZAM AGENTES COMPLEXANTES PARA A REMOÇÃO DE ÍONS FERRO EM MATRIZ AQUOSA: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v10i1.9466Palavras-chave:
Agente complexante. Ferro. Precipitação química. Remoção.Resumo
Este estudo analisa as metodologias que utilizam agentes complexantes para a remoção de ferro (Fe) em água. Para tal, uma revisão sistemática foi realizada a partir da busca e seleção de artigos em bases de dados entre 2016 a2021. Adotados critérios ao método, foram encontrados três trabalhos que apontam o método de precipitação química como o mais usual na remoção de Fe em água. Uma variabilidade nas condições operacionais é aplicada e NH4OH, Orto-Poli-P e complexantes comerciais como sendo os agentes complexantes de maior potencialidade na remoção de Fe em estação de tratamento de água (ETA), com elevada eficiência. Conclui-se que as limitações observadas nas metodologias podem comprometer a eficiência do processo e, que há a necessidade de se ampliar as pesquisas experimental e documental nos campos da aplicação de agentes complexantes para a remoção de Fe em água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.