Chamada para Dossiê

O gênero, como conceito social, tem um papel central na produção e cuidado em saúde, muitas vezes invisibilizado pelo seu uso com viés biológico amplamente adotado pelas ciências da saúde. Por isso, este dossiê tem por objetivo reunir trabalhos que discutam, de forma interseccional e interdisciplinar, questões de gênero relacionadas às áreas da saúde e das humanidades de forma conjunta. Há muito se faz necessário o desenvolvimento do diálogo entre essas disciplinas, para tentarmos dar conta das diversas influências, e consequências, que envolvem relações de gênero na sociedade, organizações e instituições no contexto brasileiro e como essas relações afetam a saúde.

Para tanto, buscamos selecionar produções cujas reflexões teóricas, empíricas e metodológicas, abarquem de forma interseccional as diversas possibilidades de análise de gênero e suas relações com o pensar e promover saúde. Tais produções podem situar-se no campo das : políticas públicas de saúde, sociologia da saúde, humanidades médicas, antropologia médica, epidemiologia social, epistemologia, filosofia da ciência, filosofia da biologia, etc.

Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Os artigos deverão observar cuidadosamente as regras de formatação da revista indicadas nas “Diretrizes para Autores” e deverão ser submetidos através do sistema eletrônico da revista.

 

Prazo: 30.06.2020

Diretrizes e submissões para os autores: