“As Filhas da Mãe”: representações do feminino em processos judiciais por crime de sedução e estupro em Jacobina, Bahia (1940-1960)

Autores

  • Tania Mara Pereira Vasconcelos Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.18316/1326

Palavras-chave:

gênero, mulheres, discriminação, processos judiciais

Resumo

O artigo se propõe a analisar representações do feminino em processos judiciais por crime de sedução e estupro no município de Jacobina, Bahia, nos quais as vítimas eram filhas de mães solteiras ou viúvas. A análise aponta que essas moças foram as que estiveram mais sujeitas à desqualificação no decorrer dos processos, uma vez que a suspeição sobre sua moralidade recaia também sobre suas mães, acusadas frequentemente de prostituição, com base em preconceitos arraigados de gênero, classe e raça.

Biografia do Autor

Tania Mara Pereira Vasconcelos, Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) . Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, história da infância e história da educação.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Artigos