O lado “D” do mercado de consumo brasileiro

Autores

  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do RS.
  • Caio Barbosa Raposo
  • Bruna Silva de Melo

DOI:

https://doi.org/10.18316/1673

Palavras-chave:

consumidor de baixa renda, classes socioeconômicas, classe D

Resumo

O potencial de consumo de pessoas com baixo poder de compra é considerado por muitas empresas, uma grande oportunidade. Essas empresas consideram essencial entender o comportamento desses consumidores, observando especialmente as suas características mais proeminentes e os hábitos de consumo. Fornecer produtos, serviços e modelos de negócios compatíveis com a população de baixa renda, requer um conjunto de capacidades, recursos e abordagens diferentes das praticadas com consumidores de classes privilegiadas. Partindo dessa premissa, este artigo objetivou aprofundar a discussão a respeito do consumidor de baixa renda, mais especificamente, os enquadrados na chamada classe D. A partir de fontes secundárias o estudo aborda o universo de consumo desse importante grupo de pessoas, no que diz respeito as questões demográficas, gestão financeira, relação entre qualidade e preço e a economia criativa. Nas considerações finais são apresentadas diversas indicações de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Cláudio Damacena, Pontifícia Universidade Católica do RS.

Professor do PPGAd - Programa de Pós-graduação em Administração 
FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia 
PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Caio Barbosa Raposo

Bacharel em Administração pela PUCRS.

Bruna Silva de Melo

Bacharel em Administração pela FADERGS.

Mestre em Administração pela PUCRS.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos