Recorte da experiência psicopedagógica clínica: Possibilidades de aplicação do inventário portage operacionalizado com sujeito com transtorno do espectro autista

Autores

  • Cristina Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Gilca Lucena Kortmann Centro Universitário La Salle (UNILASALLE-CANOAS)

DOI:

https://doi.org/10.18316/1716

Palavras-chave:

Psicopedagogia Clínica, Transtorno do Espectro Autista, Inventário Portage Operacionalizado

Resumo

A dinamicidade da sociedade atual faz emergir mudanças sociais, econômicas e culturais. Com isso, o problema do fracasso escolar se destaca nas escolas, implicando na busca de profissionais capacitados a atuarem neste cenário. Então, com o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica clínica em uma abordagem sistêmica, se busca investigar novas possibilidades de instrumentos de avaliação da aprendizagem, onde se destaca o Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Desta forma, objetiva-se elucidar-se se por meio da utilização do IPO seria possível promover a estimulação precoce, em uma abordagem psicopedagógica sistêmica, com sujeito acometido por um Transtorno do Espectro Autista. Assim, fez-se um recorte da experiência psicopedagógica clínica, tendo como metodologia a abordagem qualitativa no âmbito de estudo de caso. No que tange a amostragem, delimitou-se um sujeito do sexo masculino, com idade de 2 anos, atendido semanalmente em uma clínica privada. Ao final, evidenciaram-se resultados satisfatórios com a utilização do instrumento IPO na abordagem psicopedagógica sistêmica, junto à perspectiva de estimulação precoce.

Biografia do Autor

Cristina Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Acadêmica do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e licenciada em Computação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). E-mail: cristina.martins@acad.pucrs.br

Gilca Lucena Kortmann, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE-CANOAS)

Professora e coordenadora da pós-graduação em Psicopedagogia do Centro Universitário La Salle, e professora do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do UNILASALLE. Graduação em Letras (Português-Ingles) pelas Faculdades Unidas de Bage (1981), Mestrado (1997) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: gilca@unilasalle.edu.br

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos