Aparelhamento, corporativismo sindical e lutas de classes em Vitória da Conquista

Autores

  • Alexandre de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Mestrando em Memória: Linguagem e Sociedade
  • José Rubens Mascarenhas de Almeida Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/1813

Palavras-chave:

Corporativismo Sindical, Legitimação Ideológica, Lutas de Classes

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar as lutas sindicais ocorridas no ano de 2010 em Vitória da Conquista, palco de diversas manifestações de trabalhadores de distintos segmentos sociais. Tais lutas são compreendidas como resultado da intensificação da contradição capital/trabalho e da crise estrutural do capital, que busca fragmentar a classe trabalhadora, que, pela natureza corporativista e limitada de suas reivindicações, se vê incapaz de fazer frente às investidas do capital. Nesse sentido, buscamos analisar, nos parâmetros do marxismo, os entraves objetivos revelados na organização, na mobilização, na atuação prática e no alcance das manifestações, procurando refletir acerca do papel desempenhado pelos sindicatos no processo de legitimação ideológica da institucionalidade burguesa.

Biografia do Autor

Alexandre de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Mestrando em Memória: Linguagem e Sociedade

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – PPGMLS –, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; graduado em História pela mesma instituição; especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano; pesquisador do GEILC – Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes/Museu Pedagógico/UESB. Bolsista de pós-graduação CAPES/CNPq

José Rubens Mascarenhas de Almeida, Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências Sociais pela PUCSP; docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; pesquisador do Museu Pedagógico/UESB e do Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais – PUCSP.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos