Filosofia da diferença: vontade de saber ao desejo de ensinar no curso de formação de professores da UERGS

Autores

  • Tatiane Nascimento Borba Universidade Luterana do Brasil
  • Josiel da Rosa Moura Pontifícia Universidade Católica-RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.5

Palavras-chave:

Formação de Professores, Filosofia da Diferença, Escrileituras.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pensar a formação docente a partir da filosofia da diferença, compreendendo como vem se constituindo a formação das/os estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e evidenciar experimentações que foram vividas durante sua trajetória de licenciandos. A pesquisa teve cunho qualitativo, porque tratou de informações não mensuráveis de caráter exploratório experimental. Buscou-se analisar a correspondente imagem dogmática do pensamento, em seus pressupostos implícitos e explícitos de senso comum. A empiria da pesquisa se compõe a partir das oficinas de Escrileituras, no Curso de Pedagogia da Uergs, Litoral Norte. A análise buscou extrair partículas de vida recorrentes nas produções textuais, o que resultou na elaboração de quatro eixos biografemáticos: as diferentes faces do infantil; as individuações do ser em devir professor, Ensinartistagens na docência da diferença e o pensamento escravo do juízo: imagem dogmática do pensamento.


Biografia do Autor

Tatiane Nascimento Borba, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Mestranda em Educação pela ULBRA

Josiel da Rosa Moura, Pontifícia Universidade Católica-RS

Graduado em Pedagogia e Especialista em Educação para Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Mestrando em Educação pela PUC/RS.

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Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Dossiê