A educação como princípio para a participação democrática
Resumo
O presente artigo, de cunho teórico, busca contribuir com a reflexão em torno do tão difundido pensamento de participação democrática, que corre o risco de tornar-se um jargão (GOHN, 2004) na contemporaneidade, sem que, de fato, se consubstancie no fazer cotidiano, questionando a respeito de quem poderá educar o cidadão para a prática desta participação. Entendendo a própria educação como política pública, propõe - ainda que ousadamente - duas vias para o empoderamento através da educação que poderá educar o cidadão para a participação: o professor praticante de uma pedagogia emancipadora e colaborativa e a escola de gestão democrática que, através da própria prática da participação, podem educar o cidadão. Neste viés, discute, ainda, a questão da ética como balizadora das ações a serem desenvolvidas, uma vez que deve ser levada em conta a distinção entre ideologia e prática política e ideologia e prática político-partidária.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.16.30
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ISSN: 2238-9024
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