Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação

Autores

  • Nelson Pereira Castanheira Centro Integrado de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18316/285

Palavras-chave:

Educação a distancia, Qualidade na educação, Ferramentas tecnológicas

Resumo

Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil,  com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola.

Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.

Biografia do Autor

Nelson Pereira Castanheira, Centro Integrado de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

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Publicado

2012-03-20

Edição

Seção

Artigos