O desenvolvimento da escrita e o letramento acadêmico

Autores

  • Suélen Braga de Andrade Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Carmen Alonso Nachtigall Schmitt
  • Angelica Bender Universidade Federal de Pelotas
  • Maurício Ricardo de Melo Cogo Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.3640

Palavras-chave:

Habilidades, consciência, produção textual

Resumo

Para que o estudante possa ter uma escrita de nível acadêmico é necessário desenvolver habilidades de leitura e letramento, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo dela, um meio de comunicação importante para registrar a expressão de suas ideias, através de uma boa produção textual. Com o objetivo de abordar o desenvolvimento da escrita e ressaltar a importância do educador no processo do letramento, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, a partir de artigos publicados na Plataforma Scielo. Esta pesquisa revelou a existência de uma fragilidade na formação educacional básica, que acompanha a trajetória acadêmica dos educandos no Ensino Superior. A solução para isso passa pela clareza do professor em apontar, adequadamente, ao educando, o que deve ser melhorado na escrita. E, desta forma, auxiliando e incentivando o processo de construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Suélen Braga de Andrade, Universidade Federal de Pelotas

Engenheira Agrícola, MSc. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Doutoranda em Ciências - Agronomia.

Ana Carmen Alonso Nachtigall Schmitt

Enfermeira. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior.

Angelica Bender, Universidade Federal de Pelotas

Enóloga, MSc. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutoranda em Ciências - Agronomia.

Maurício Ricardo de Melo Cogo, Instituto Federal Farroupilha

Biólogo, MS. Professor.

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Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos