“Polícia Federal deporta 450 imigrantes ilegais venezuelanos de Roraima”: um estudo sobre remediation, positivismo e pós-positivismo no jornal O Globo

Autores

  • Roberto Rodolfo Georg Uebel Pesquisador do Laboratório de Estudos Internacionais (LEIn/UFSM). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0002-4520-9460
  • Sonia Maria Ranincheski Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.3879

Palavras-chave:

Imigração, Venezuelanos, Brasil, Remediation, Positivismo, Pós-positivismo

Resumo

As migrações internacionais para o Brasil vêm recebendo destaque da imprensa nacional desde a migração em massa de haitianos e africanos a partir de 2010. Mais recentemente, outro fluxo destacado diariamente é o dos venezuelanos, categorizados entre imigrantes econômicos, refugiados e asilados políticos, que em virtude da crise política, econômica que vive a Venezuela, buscam amparo no Brasil. Assim, este artigo realiza um estudo de caso, analisando por meio de reportagem do jornal de grande circulação O Globo, as percepções dadas pelo jornalismo brasileiro em relação a esta onda migratória. Utilizando-se do conceito de remediation, mostramos que a questão migratória é exibida sob uma ótica positivista e pós-positivista por meio da imprensa brasileira.

Biografia do Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel, Pesquisador do Laboratório de Estudos Internacionais (LEIn/UFSM). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Economista
CORECON/RS 8074

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador
Laboratório de Estudos Internacionais - LEIn/UFSM/CNPq
Laboratório Estado e Território - LABETER/UFRGS/CNPq
Grupo de Pesquisa Cultura Política, Estado e Relações Internacionais - CESPRI/UFRGS

Sonia Maria Ranincheski, Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, França.

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Artigos