Educação a distância (EaD) no Brasil: uma reflexão a respeito da inclusão social

Autores

  • Raquel Maia Bokums Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação
  • Jusselma Ferreira Maia Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.3994

Palavras-chave:

Inclusão, educação a distância

Resumo

A Educação a Distância, para muitos, ainda é considerada como uma educação mais fácil. Outros já a consideram como uma boa opção para melhorar o nível de escolaridade da população. Por conta disso, o objetivo foi analisar como professores universitários veem a relação da inclusão social e EaD. Contou com a participação de dezesseis professores universitários de diferentes instituições. A coleta de dados foi feita pela aplicação de um questionário e a análise pela soma das respostas dos professores. Os resultados indicaram que os professores veem a relação da EaD com inclusão social. Logo, a conclusão foi que essa modalidade é uma potente ferramenta para incluir pessoas de diferentes níveis, lugares e tempos.

Biografia do Autor

Raquel Maia Bokums, Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2014 - 2016). Pós - graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2012 - 2014). Mestrado em Ciências (Educação Física) pela Universidade de São Paulo - EEFE/USP (2008 - 2010). Pós - graduação em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2007 - 2008). Licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Nove de Julho (2003 - 2006). De 2007 a 2009, foi integrante do Laboratório de Comportamento Motor (Lacom) da EEFE/USP, com pesquisas realizadas na área. Entre os anos de 2008 a 2010, foi bolsista da Capes e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (Gepcham) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Each/USP), ocasião em que teve trabalhos e artigos publicados. Desde 2011, é membro da Coordenadoria de Estágios em Educação e uma das professoras responsáveis pela disciplina Prática de Ensino. Por conta disso, desenvolve trabalhos e artigos nos seguintes temas: educação, prática de ensino, educação a distância, inclusão social, diferenças individuais e metodologia da pesquisa.

Jusselma Ferreira Maia, Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2013 - 2015 ). Pós - Graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2012 - 2014). Graduação em Letras pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2014 - 2016). Pós - Graduação em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2007 - 2008). Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdades Integradas de Guarulhos (1992 - 1995). Atualmente, membro da Coordenadoria de Estágio em Educação da UNIP Interativa, professora orientadora de estágio do curso de Letras.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Edição

Seção

Artigos