Representações das dinâmicas frente aos desafios de ser de uma Imigrante alemã no Brasil: Ina von Binzer (1881-1883)

Autores

  • Alexandra Ferreira Martins Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3942-8050
  • Rebeca Oliveira Araújo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alana Cristina do Carmo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Leticia Gabardo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Mariana Corção Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.4135

Palavras-chave:

Imigrante, Alemã, Ina von Binzer.

Resumo

Este artigo estuda as cartas de vida de Ina von Binzer, uma imigrante alemã no Brasil. O objetivo geral é analisar os conceitos de Ina acerca de sua experiência no Brasil. Os objetivos específicos foram contextualizar a Europa e o Brasil no final do século XIX, e compreender os desafios registrados. A pesquisa apoia-se nos estudos de Fausto (1995); Hobsbawm (2016); Chartier (2002); Renk (2004); e Ramos (2011). Pautou-se na análise de Bardin (2011) para dispor a narração. Os resultados são que Ina retratou seus desafios como: “romanos” aqui viventes, e sua adaptação à cultura nova.

Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista Capes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Graduação em andamento em Licenciatura em História PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, (2004), Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE. Bacharel em Administração de Empresas, (2002), PUC/PR. Foi bolsista voluntária do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, na linha de pesquisa de História, vinculada ao projeto Entre a Antiguidade e a Idade Média: diferentes concepções acerca do cristianismo, da PUCPR, no ano de 2015. Entre os anos 2014 e 2015 foi bolsista voluntária do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, no campo da Educação vinculada ao projeto História, memória e formação de professores, da linha de pesquisa História e Políticas da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Rebeca Oliveira Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Atualmente é pibidiano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Professora Iara Bergmann(2010).

Alana Cristina do Carmo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira(2014).

Leticia Gabardo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História, PUCPR. Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Emilio de Menezes(2007).

Mariana Corção, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2014). Professor Auxiliar de Ensino nível I da Pontifícia Universidade Católica do Paraná , Brasil

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2010)
Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

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Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Artigos