Componentes centrais em prol da educação para a sustentabilidade: perspectivas em empreendimentos sociais

Autores

  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria
  • Vívian Flores Costa Instituto Federal Farroupilha Universidade Federal de Santa Maria
  • Lisiane Pellini Faller Universidade Federal de Santa Maria
  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.4349

Palavras-chave:

Empreendimentos sociais, Sustentabilidade, Educação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos coordenadores de uma incubadora social e de alguns de seus empreendimentos sociais acerca dos componentes centrais da educação para a sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se um quadro de referência elaborado a partir do framework proposto por Tilbury e Wortman (2004), definindo as categorias de análise para as entrevistas. A realização da presente pesquisa foi orientada pelo método do estudo de casos múltiplos e caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo. Os sujeitos pesquisados perfazem um total de oito, sendo três coordenadores da incubadora social implementada por uma Instituição Federal de Ensino Superior do Brasil e cinco coordenadores de alguns de seus empreendimentos sociais. Os resultados encontrados sugerem que os componentes centrais da educação para a sustentabilidade vem sendo vivenciados através das práticas existentes, tanto na perspectiva dos coordenadores da Incubadora Social, quanto dos empreendimentos sociais investigados.

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Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Artigos