O personalismo: uma re-leitura do pensamento filosófico de Mounier

Autores

  • João Francisco Cócaro Ribeiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Fábio César Junges Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.4893

Palavras-chave:

Re-leitura, Emmanuel Mounier, liberdade, tradição

Resumo

O presente texto tem como escopo realizar uma re-leitura a partir do pensamento filosófico de Emmanuel Mounier imbricado, principalmente, na obra O Personalismo. A admoestação de Mounier tem ênfase na liberdade da pessoa humana, a qual a presente analítica investigará, auscultando também as diversas concepções e interpretações da mesma ao longo da história e da tradição.

Biografia do Autor

João Francisco Cócaro Ribeiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS

João Francisco C. Ribeiro, Graduando em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. Curso de Pós-graduação em Filosofia na Contemporaneidade em andamento. Pesquisa e atua nas áreas de Filosofia com ênfase em Hermenêutica, Linguagem, Existencialismo, Fenomenologia, Epistemologia, Metafísica, Ética, Filosofia Nietzschiana e Heideggeriana; Psicologia com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Jurídica; e do Direito com ênfase em Hermenêutica Jurídica, Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Direito Penal.

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017), com bolsa CAPES. Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq. Experiência de Magistério Superior na área das Ciências Humanas e afins, entre outras, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Hermenêutica, Fenomenologia, Existencialismo, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia da Ciência, Teoria Crítica e Teologia Sistemática.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos