Discriminação, preconceito e dominação: a luta das mulheres por mais espaço e representação na sociedade brasileira

Autores

  • Luana Inês Damke Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristina Anita Cassol Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.4926

Palavras-chave:

Trabalho, mulheres, machismo

Resumo

O presente estudo traz uma abordagem sobre o trabalho das mulheres e as relações de gênero na agricultura familiar e tem por objetivo abordar e discutir alguns pontos relativos a evolução do trabalho feminino, a discriminação, preconceito e dominação sofridos por elas nas relações sociais e de trabalho. A partir de tudo o que é visto e abordado, é possível afirmar que a mulher, há muito tempo foi condicionada e submetida a ocupar posições secundárias em casa e na sociedade. Primeiramente pela força, e depois, por meios mais sutis como a criação de leis e toda uma cultura machista e patriarcal. Embora tenham ocorrido avanços significativos na conquista de espaços políticos de expressão e reconhecimento, na possibilidade de acesso à educação, na capacidade de desempenho profissional das mulheres, impasses relativos ao trabalho doméstico ainda são questões cruciais a serem resolvidas.

Biografia do Autor

Luana Inês Damke, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração - Gestão e Negócios Agroindustriais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2006), Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2009). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é Servidora (Técnico Administrativo em Educação) na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações.

Cristina Anita Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Programa Institucional de Pesquisa - PROBIC/FAPERGS. Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFSM (1999-2001), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP (2010-2014), em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq), Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Editora Chefe da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B1). Desenvolve ainda as atividades de Editora Associada da Revista de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultora Ad-hoc da Secretaria de Ciência e Tecnologia SETEC/MEC. Atua e tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos