Partidos políticos, representação e estrutura organizacional partidária: um debate conceitual

Autores

  • Jessica Silva Facio Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Angela Quintanilha Gomes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.4998

Palavras-chave:

Partidos políticos, representação, organização partidária

Resumo

O presente artigo busca fazer uma discussão teórica sobre o surgimento dos partidos políticos, sua utilidade como principais meios de representação democrática, além de ressaltar sua organização com base em fatores internos a partir das concepções de alguns autores como Giovanni Sartori, Maurice Duverger e Robert Michels. Para tanto, resgata a emergência e a necessidade de métodos representativos que suprissem as demandas da sociedade pelo pensamento de Hannah Pitkin e Bernard Manin. Somando a isso, esta argumentação traz à tona o processo ideológico, isto é, de identidade partidária, bem como a identificação pessoal por parte do eleitorado através da figura do candidato. Estas questões possibilitam a visualização de duas abordagens que tratam os partidos políticos como instituições dotadas de fragilidade institucional, ou então, de atributos que os tornam em um meio representativo forte. Nesse sentido, disponibiliza um breve histórico dos partidos no Brasil que mostra suas especificidades em “solo verde e amarelo”.

 

Biografia do Autor

Jessica Silva Facio, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa e Cientista Política pela mesma instituição.

Angela Quintanilha Gomes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Borja, Bacharelado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Mestrado(1998) e Doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora do Curso de Ciências Sociais-Ciência Política no período 2013-2014, e coordenadora pro tempore em novembro e dezembro de 2015. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional (2017/04). 

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos