Responsabilidade social universitária e sua aplicabilidade no ensino superior

Autores

  • Elise Cristina Eidt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa de Lima Trindade Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosane Calgaro Universidade Estadual do Oeste do Parana

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i48.7525

Palavras-chave:

Gestão universitária, política pública social, responsabilidade social

Resumo

Este artigo objetivou analisar a produção científica nacional e internacional de 2004 a 2019 a respeito da Responsabilidade Social Universitária (RSU) e sua aplicação nas instituições de ensino superior públicas. Para isso uma revisão integrativa de literatura foi realizada na Web of Science. Os resultados revelam categorias de discussão acerca da RSU: seu conceito, aplicabilidade, formas de avaliação, e também suas contribuições e limitações para a educação superior. Apesar de a RSU estar em construção, avanços podem ser sinalizados, especialmente quanto aos impactos que promove.

Biografia do Autor

Elise Cristina Eidt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC. Participante do Grupo de pesquisa “Gestão de Operações & Sustentabilidade” e do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais.

 

Larissa de Lima Trindade, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado (2016) em Ciência Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, com Doutorado Sanduíche junto a Kent State University, Ohio, USA (2015-2016), bolsista Capes/Fulbright. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC. Tem experiência na área de Administração, Ciências Contábeis e Políticas Públicas atuando principalmente nos temas: sustentabilidade, responsabilidade socioambiental em organizações públicas e privadas, políticas públicas ambientais, governança ambiental e Finanças. Líder do Grupo de pesquisa registrado no CNPQ intitulado: “Gestão de Operações & Sustentabilidade”.

Rosane Calgaro, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Possui doutorado em Administração pela Universidade Positivo (PMDA/UP); (2016); mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003); especialização em marketing pela UFPR (1998); graduação em Administração pela Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1994), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão. Atua na docência e na pesquisa em Administração principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, estudos organizacionais e gestão de recursos humanos.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Edição

Seção

Artigos