Notas para problematizar a educação física escolar na inclusão dos indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i46.7785

Palavras-chave:

Educação física escolar, inclusão educacional, autismo

Resumo

O presente ensaio busca traçar pistas ao trabalho de professores de Educação Física que desenvolvem sua profissão com estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, lançamos mão da revisão narrativa como forma de reunir textos atuais sobre o tema e as principais legislações que abordam a inclusão do aluno com TEA no contexto escolar. Compreendemos que as reflexões se fundamentam na perspectiva de que a inclusão escolar deve efetivar o acesso a todos os indivíduos, garantindo a diversidade no ambiente escolar, estando a Educação Física articulada a estes propósitos.

Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialização em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de graduação em Educação Física da Universidade La Salle e professor de Educação Física na Educação Especial. Tem experiência no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, Educação Social e no Ensino Superior. Participou, como voluntário, do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada ao Esporte da PUCRS. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS.

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Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigos