Gênero e Educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder

Autores

  • Martha Giudice Narvaz Uergs
  • Sita Mara Lopes Sant' Anna UERGS
  • Fani Averbugh Tesseler Uergs

DOI:

https://doi.org/10.18316/917

Palavras-chave:

genero, educação, eja, mulheres, movimentos sociais

Resumo

Estudos têm demonstrado que a necessidade de arcar com as responsabilidades familiares é um dos principais motivos de evasão das mulheres adultas da escola. Com a intenção de investigar se e como as questões de gênero estariam na atualidade demarcando a ocupação diferenciada dos espaços de saber-poder na EJA é que pensamos este trabalho. Inicialmente, definimos alguns conceitos, discorrendo sobre a construção histórica das desigualdades de gênero. Posteriormente, apresentamos resultados preliminares de investigação conduzida com 100 estudantes da EJA do município de Alegrete/RS, que corroboram a influência das questões de gênero no abandono da escola: as mulheres abandonam os estudos em função de responsabilidades familiares e domésticas, enquanto os homens, em função do mercado de trabalho. Ao final, tecemos algumas considerações acerca da necessidade de políticas públi­cas orientadas ao enfrentamento da problemática identificada.

Biografia do Autor

Martha Giudice Narvaz, Uergs

Psicóloga, especialista na área da violência doméstica pela USP, doutora em psicologia pela Ufrgs, pesquisadora na área dos estudos feministas e de gênero, professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), campus em Alegrete (RS).

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Publicado

2013-09-04

Edição

Seção

Artigos