Carmen Silva, líder do MSTC e a mídia: entre a criminalização dos movimentos sociais e a insurgência por moradias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9436

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Carmen Silva, Movimento Sem-Teto do Centro - MSTC, mídia

Resumo

A partir da premissa de que habitação é direito, do déficit habitacional do país e da importância da mídia na formação da opinião pública, pretende-se, através de sistematização de artigos em mídias pré-selecionadas, analisar a sobre Carmen Silva, líder do Movimento Sem Teto do Centro. Para atingir os objetivos, após fundamentação teórica sobre este direito e sua biografia, foram selecionados termos para análise de recorrência quantitativa e qualitativa. O artigo visa contribuir para a legitimação dos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Isadora Paiva Moraes, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Atualmente é superintendente executivo de habitação - Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana. Possui especialização em Gestão Pública e Governo pela Universidade de Campinas e em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos, Cultura e Arquitetura. Atua na área de Políticas Públicas Habitacionais desde 2001. Bolsista CAPES MOD. 2

Vera Santana Luz, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 1986, Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, membro do corpo docente do Curso de Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis da Engenharia Ambiental – Disciplina Infraestrutura da Paisagem, do Curso de Especialização em Habitação de Interesse Social e Assistência Técnica – Disciplina  Abordagem Sistêmica e Multidisciplinar - Habitação e meio ambiente: a busca de modelos urbanos em sintonia com os paradigmas da sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Co-líder do Grupo de Pesquisa LADEUR – Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais e membro do Grupo de Pesquisa EUCA – Estudos Urbanos, Cultura e Arquitetura. Membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Saúde, do IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, participante do Fórum Fundão e as Águas e do Fórum de Pesquisadores do M’Boi Mirim, relativos a pesquisadores e lideranças comunitárias da Zona Sul de São Paulo. Tema de Pesquisa individual: Cultura, Técnica e Política: fronteiras contemporâneas de resistência perante fragilidades socioespaciais e ambientais. Orienta diversos trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado articulados ao tema de fitorremediação e Soluções baseadas na Natureza.

Conselheira do CAU/SP (2014-2017) (2018-2020), atualmente Coordenadora da Comissão de Sistematização da Legislação Ambiental e membro da Comissão de Ensino e Formação deste Conselho. Co-autora do Documento: Instrumentos de Planejamento, Licenciamento e Gestão Ambiental: Caderno de Apoio para Profissionais, realizado pelo CAU/SP em colaboração com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e CETESB, versão com a legislação ambiental completa até 2019.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1978), Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade São Paulo (FAUUSP). Colaborou como professora convidada e palestrante junto à Fundação Vanzolini/Sistema AQUA/HQE de Certificação de Alta Qualidade Ambiental em arquitetura e urbanismo. Participa de atividades colaborativas, e ações concretas junto a comunidades, em territórios que apresentam fragilidades socioespaciais e ambientais como desdobramento de seu trabalho acadêmico, especialmente na cidade de São Paulo e Campinas, cujos temas são associados à infraestrutura urbana e arquitetônica como construção de autonomia e incremento de saúde.  

Downloads

Publicado

2022-05-10

Edição

Seção

Artigos