“Quem é você?”:

reflexões sobre leitura de mundo e tematização na composição coreográfica de ginástica para todos

Autores

  • Priscila Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Luísa Aguiar Lopes Cordeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Flávia Gonçalves da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Alan Faber do Nascimento Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12047

Resumo

Este estudo analisa o processo de construção da coreografia de Ginástica para Todos “Quem é você?”, elaborada por integrantes do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2022. Discutiram-se aspectos da mediação pedagógica, pautada na pedagogia freiriana, com foco nas fases de Leitura de mundo e Tematização, no intuito de compreender as relações dos extensionistas com a realidade circunstancial que os levaram a seleção do tema “Máscaras sociais” como gerador da coreografia. Os resultados indicam que, desde a escolha do tema da coreografia, os educandos foram estimulados a refletirem sobre sua situação no e com o mundo, evidenciando o desenvolvimento de um processo educativo crítico que busca por uma formação humanizadora e emancipatória, em consonância com as diretrizes da extensão universitária que primam por ações que promovam a interação dialógica entre universidade e comunidade, o impacto e transformação social no projeto estudado.

Biografia do Autor

Priscila Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Departamento de Educação Física Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG) priscila.lopes@ufvjm.edu.br http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730378J1 https://orcid.org/0000-0002-1896-1841

Luísa Aguiar Lopes Cordeiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Nome: Luísa Aguiar Lopes Cordeiro

Titulação: Graduanda em Educação Física Bacharelado (UFVJM);

Atuação profissional: Discente do Departamento de Educação Física e monitora remunerada do projeto de extensão e cultura "Ponta-cabeça" da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil; Integrante do Grupos de Estudos e Práticas das Ginásticas - GEPG-UFVJM/CNPq

luisa.aguiar@ufvjm.edu.br

http://lattes.cnpq.br/5904391313592842

Flávia Gonçalves da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Nome: Flávia Gonçalves da Silva

Titulação: Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP, Pós doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina na UNESP/Botucatu/SP. Licenciada, Bacharel e formação em Psicologia pela UNESP/Bauru/SP

Atuação profissional: Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil

flavia.gonsalves@ufvjm.edu.br

https://lattes.cnpq.br/1585197177825574

 https://orcid.org/0000-0002-9222-2406

Alan Faber do Nascimento, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Alan Faber do Nascimento

Doutor em Geografia Humana pela UNESP, Mestre em Sociologia pela PUC-SP

Docente do curso de Turismo e do Mestrado em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

http://lattes.cnpq.br/0185442935600199

https://orcid.org/0000-0002-4291-2177

alan.faber@ufvjm.edu.br

Downloads

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos