“Quem é você?”:
reflexões sobre leitura de mundo e tematização na composição coreográfica de ginástica para todos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12047Resumo
Este estudo analisa o processo de construção da coreografia de Ginástica para Todos “Quem é você?”, elaborada por integrantes do projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2022. Discutiram-se aspectos da mediação pedagógica, pautada na pedagogia freiriana, com foco nas fases de Leitura de mundo e Tematização, no intuito de compreender as relações dos extensionistas com a realidade circunstancial que os levaram a seleção do tema “Máscaras sociais” como gerador da coreografia. Os resultados indicam que, desde a escolha do tema da coreografia, os educandos foram estimulados a refletirem sobre sua situação no e com o mundo, evidenciando o desenvolvimento de um processo educativo crítico que busca por uma formação humanizadora e emancipatória, em consonância com as diretrizes da extensão universitária que primam por ações que promovam a interação dialógica entre universidade e comunidade, o impacto e transformação social no projeto estudado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.