NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO DOCENTE E NAS POLÍTICAS CURRICULARES

A ESCOLA É UMA EMPRESA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12323

Resumo

O neoliberalismo é uma realidade a qual convivemos há algumas décadas. Suas políticas incidem e atravessam-nos fazendo com que o Estado como garantidor do bem-estar seja ressignificado ou, em alguns contextos, apagado. Neste trabalho, o que fazemos é uma reflexão aprofundada a partir do estudo de Laval (2019) junto ao Grupo de Estudos e Políticas Educacionais, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus Erechim (RS), ao longo do ano de 2023. Nossa análise vai em duas direções. Analisar a presença, os efeitos e a concepção de sociedade das políticas neoliberais no Brasil na formação de professores e no currículo escolar. Para tanto, os documentos e regulamentações recentes fruto das “reformas” curriculares são analisados e percebemos: o esvaziamento do sentido coletivo e da participação nesses processos “reformistas”; a fragilização da Educação como direito substantivo; o acentuado papel privatista, mercadológico e individual; o esmaecimento da democracia.

Biografia do Autor

Denilson da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação (Unisinos/2020); docente na Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, campus Erechim (RS)

Sandra Höpner Pierozan, UFFS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com atuação no Curso de Pedagogia, na Especialização em Gestão Escolar e no Mestrado Profissional em Educação (PPGPE).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Políticas Educacionais. Vice-reitora eleita para mandato de (2023-2027), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos