Processo de implementação do novo ensino médio pela óptica da CREDE 10 cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i3.12418

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) representa um processo disruptivo no sistema educacional brasileiro. O objetivo deste artigo é compreender como gestores educacionais/formadores da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10) perceberam e se posicionaram sobre o processo de implementação do NEM no contexto educacional da região do Vale do Jaguaribe. Cinco desses participantes foram questionados e entrevistados entre os anos 2022 e 2023 para identificação de seu perfil de gestão e análise de seus discursos referentes à reforma educacional atual. A maioria deles possui formação e atuação profissional na área de Ciências da Natureza. De modo geral, eles foram capacitados para lidar com a implementação do NEM, apesar de terem vivenciado, no contexto em que atuam, transformações significativas na organização escolar e nas práticas curriculares decorrentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considera-se que esse tipo de investigação demonstra alguns dos impactos na educação básica ocasionados pelo NEM.

Biografia do Autor

Ana Luísa de Castro Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Química (Licenciatura), Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Curso de Licenciatura em Química, Limoeiro do Norte – Ceará – Brasil.

Margarida Maria Martins de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Química (Licenciatura), Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Curso de Licenciatura em Química, Limoeiro do Norte – Ceará – Brasil.

Joan Petrus Oliveira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Câmpus do PICI, Departamento de Física, Fortaleza – Ceará – Brasil.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto, Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Curso de Licenciatura em Química, Limoeiro do Norte – Ceará – Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Artigos