A relação do povo indígena Yanomami com o território no contexto do Antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i3.12575Resumo
O conceito de Antropoceno propõe uma nova Época Geológica em que a humanidade se torna uma força capaz de alterar profundamente o funcionamento da Terra, gerando consequências ambientais negativas. Esse reconhecimento, entretanto, vai além da constatação das mudanças, exigindo uma reflexão crítica sobre o futuro do planeta e a redefinição das relações entre os seres humanos e desses para com a natureza. No contexto brasileiro, a visão capitalista sobre o território perpetua um pensamento cartesiano que separa sociedade e natureza, tratando essa última apenas como recurso. Historicamente, os povos indígenas, como os Yanomami, têm sido vítimas de processos civilizatórios que refletem essa desconexão, com consequências para seus modos de vida e sua relação com o território. Essa relação é objeto de interesse deste trabalho, que busca compreender as relações do povo indígena Yanomami com o território, a fim de problematizá-las no contexto do Antropoceno, de modo a pensar suas perspectivas e resistências como alternativas para “suspender a queda do céu” e “adiar o fim do mundo”. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza revisão bibliográfica, valendo-se do referencial de Krenak (2019); Danowski e Viveiros de Castro (2014) e Kopenawa e Albert (2015) para caracterizar culturas, cosmovisões, relações com o território e mitos dos Yanomami, trazendo elementos que podem contribuir para ressignificar relações históricas e socialmente construídas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
