Inclusão perversa e autismo
um estudo de caso sobre a inclusão de crianças autistas em uma escola da zona rural
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v31i1.12718Resumo
Este texto analisa os obstáculos da inclusão de crianças com autismo em uma escola rural em Tianguá-CE, com base na experiência de uma cuidadora que também é pesquisadora. O estudo emprega uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, fazendo uso da triangulação de informações obtidas por meio de entrevistas com professores e cuidadores, observações escolares e registros em diário de campo. Os resultados indicam a inclusão perversa de estudantes autistas, sem que suas particularidades sejam trabalhadas em uma perspectiva de integralidade, principalmente por conta das deficiências estruturais, escassez de capacitação profissional e a ocultação das subjetividades desses alunos. Nesta seara, os cuidadores são percebidos como intermediadores entre a escola, o estudante e a família, mas também expõem a sobrecarga de trabalho e a negligência institucional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
