Recomendações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar: uma revisão comentada dos dados da investigação

Autores

  • Ana Tomás de Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18316/1657

Palavras-chave:

Cyberbullying, Prevenção, Recomendações, Escola

Resumo

O cyberbullying refere-se a diferentes tipos de abuso praticados através dos meios eletrônicos, tele­móveis e principalmente pela Internet. Esta prática entre crianças e jovens está a emergir de forma expressiva e está a ameaçar a sua saúde e bem-estar, para além de afetar as dinâmicas de grupo nas escolas. Neste artigo revemos as principais recomendações destacadas recentemente no contexto de um estudo Europeu sobre as orientações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar. En­fatizando a importância de apoiar o desenvolvimento de políticas e programas de âmbito sistêmico que promovam conhecimentos, competências e processos colaborativos de mudança de valores, atitudes e comportamentos, nes­tas recomendações considera-se o agenciamento dos pais, dos jovens das direções e dos professores para a mudança em contexto escolar.

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Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

Em foco