Aspectos facilitadores e limitadores do processo de inclusão na percepção do “segundo professor”.

Autores

  • Lenir Rodrigues Minghetti
  • Lilia Aparecida Kanan

DOI:

https://doi.org/10.18316/203

Palavras-chave:

Pesquisa Survey, Aspectos facilitadores e limitadores, Inclusão escolar

Resumo

Este artigo é uma breve introdução do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no 8º semestre do curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense, que procurou identificar as características da educação especial e do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais de uma cidade da Serra Catarinense. Assim, procurou-se extrapolar e avaliar teoricamente as respostas de um instrumento de pesquisa, neste caso um questionário aplicado aos segundos professores que atuam na rede pública municipal da cidade. Desse modo, neste trabalho, as análises das respostas coletadas direcionaram-se aos aspectos limitadores e facilitadores do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. A metodologia desta pesquisa se caracterizou de natureza aplicada, e quanto aos seus objetivos, foi exploratória e descritiva. Foram realizadas análises quali-quantitativas das respostas. Os procedimentos técnicos assumiram uma proposta de pesquisa Survey. Os participantes foram 47 segundos professores que, na época da coleta de dados, atuavam nas escolas municipais. Como resultado foi possível identificar os aspectos facilitadores e limitadores no processo de inclusão do município.

Palavras-chave: Pesquisa Survey; Aspectos facilitadores e limitadores; Inclusão escolar.

Abstract: This article is a brief introduction of the Final Paper presented at the 8th semester of Psychology, University of Santa Catarina Plateau, which sought to identify the characteristics of special education and the process of inclusion of students with special needs of a city of Sierra Santa Catarina. So, we tried to extrapolate and evaluate theoretically the responses of a survey instrument, in this case a questionnaire for secondary teachers who work in the public schools of the city. Therefore, in this study, the analysis of collected responses directed to the limiting aspects and facilitators of the process of inclusion of students with special needs in regular school system. The methodology of this research is characterized as an applied nature, and as for its goals was exploratory and descriptive. We performed qualitative and quantitative analysis of the responses. The technical procedures have taken a research proposal Survey. Participants were 47 teachers at the time of data collection, worked in public schools. As a result it was possible to identify the facilitators and constraints in the process of inclusion of the municipality.

Downloads

Edição

Seção

Experiências