As doenças negligenciadas e os determinantes sociais da saúde no contexto da investigação em ensino

Autores

  • Felipe do Espirito Santo Silva-Pires
  • Maria Paula de Oliveira Bonatto
  • Marcio Luiz Braga Corrêa de Mello
  • Valéria da Silva Trajano
  • Tania Cremonini de Araújo-Jorge

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3344

Palavras-chave:

Doenças Negligenciadas, Determinantes Sociais da Saúde, Educação, Cultura.

Resumo

Este trabalho tem a intenção de servir como um referencial no campo das doenças negligenciadas, bem como enriquecer a formação de professores e investigadores da área de ensino. Nesse sentido, destacamos a importância dos determinantes sociais da saúde no que se refere à compreensão da realidade a partir dos referenciais apontados pelos conhecimentos populares. Como acreditamos que a sensibilização do sujeito quanto ao poder transformador de suas ações por meio do conhecimento apreendido durante o processo ensino-aprendizagem é capaz de contribuir para a emancipação dos grupos dos quais participa, escolhemos educação e cultura entre os diferentes determinantes. Outros determinantes sociais da saúde também são mencionados ao longo do texto, pois mesmo que não sejam o objetivo deste trabalho entendemos que os seus aspectos complementares permitem as transformações esperadas a partir dos enfoques em atenção, prevenção e promoção da saúde.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos