Narrativas de uma professora do ensino superior e sua relação com os alunos: aprendizagem, conhecimento e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4083

Palavras-chave:

Narrativas, Formação, Ensino Superior, Relação Professor-aluno.

Resumo

Este estudo é parte de dissertação de mestrado cuja construção deu-se mediante as discussões referentes à (auto)biografia e à formação de professores, realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como área de concentração Processos Formativos em Contextos Locais. Ainda, relaciona-se à linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. O trabalho recebeu o título “Redimensões pessoais e profissionais da prática pedagógica na docência universitária: narrativas (auto)biográficas”. Buscamos responder à seguinte questão-problema: Como as narrativas (auto)biográficas da professora redimensionam a relação professor-aluno? Objetivamos analisar como as narrativas (auto)biográficas de uma professora do ensino superior redimensionam a relação professor-aluno. Fazemos uso das ideias de alguns autores, com destaque para Josso (2010), Passeggi (2008), Finger e Nóvoa (2010), Zabalza (2004), Pimenta e Anastasiou (2010), Morales (2001) e Freire (1996), entre outros. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o (auto)biográfico e o instrumento de pesquisa foi a análise dos diários de aula da docente. Segundo Zabalza (2004), para narrar as experiências, utilizamos o diário, documento em que professores e professoras anotam suas impressões sobre o que vai acontecendo em suas aulas. Analisamos, em específico, os diários de aula da Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada no 5º período do curso de Pedagogia da UERN, de 2010 a 2014. Como resultados ponderamos que o trabalho contribuiu para a nossa (auto)formação como professores, permitindo-nos refletir e analisar a relação com os alunos, pois as memórias evocadas por meio dos diários de aula são um excelente recurso para um repensar do fazer docente.

Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) pelo edital 06/2015 desde janeiro de 2016. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, campus Mossoró. É coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), IFRN, campus Apodi e coordena o Estágio Docente Supervisionado I e II na Licenciatura em Química no mesmo campus. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ)/IFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

Stenio de Brito Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA em Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Seção

Artigos