Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo PPGECIM-ULBRA-Canoas
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald PPGECIM-ULBRA-Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4235

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. 

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, PPGECIM-ULBRA-Canoas

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost.         

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, PPGECIM-ULBRA-Canoas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (UPS). Pós-Doutora pela Universidade de La Laguna (ULL). Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Artigos