Iluminogravuras: Análise do Movimento Armorial a partir da Abordagem Sensível da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand

Autores

  • Larissa Fernanda de Barros Mota Universidade Federal de Pernambuco
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4308

Palavras-chave:

Movimento Armorial, Teoria do Imaginário, Ariano Suassuna, Iluminogravuras.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar as iluminogravuras de Ariano Suassuna, considerando a dimensão sensível do imaginário. Para tanto, a pesquisa apresenta alguns elementos teóricos acerca do Movimento Armorial, aspectos relacionados ao imaginário e seus principais teóricos e, por último, utilizando-se da metodologia de Gilbert Durand, é concebida a compreensão sobre a significação dos símbolos recorrentes nas imagens analisadas, especialmente quanto aos significados das imagens abordadas e a sua representação no imaginário coletivo. Por fim, este estudo contribui para a compreensão da dimensão simbólica do Movimento, destacando o potencial artístico que o integra, ressaltando a importância da representação da cultura brasileira através dos movimentos históricos e culturais que retratam sua dimensão popular.

Biografia do Autor

Larissa Fernanda de Barros Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau. Pesquisa as relações entre a Cultura e o Imaginário sob a abordagem antropológica da imagem e a análise teórica e prática da construção imagética na sociedade. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da imagem, design de superfície e estamparia têxtil. 

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme détudes Approfondies (DEA) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole dArchitecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Adjunto IV do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisador do CEAQ - Centre dEtude sur lActuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Gênero.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Edição

Seção

Artigos