O PROFESSOR DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE LETRAMENTO: O CASO DA GUINÉ BISSAU

Autores

  • Mamadu Mutaro Embaló Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sita Mara Lopes Sant’ Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4396

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este estudo apresenta investigação, visando saber como as atividades de leitura trabalhadas na sala de aula por professores da Língua Portuguesa das escolas pesquisadas na Guiné Bissau, promovem o letramento e justifica-se pela importância de assumir o letramento como objetivo no contexto escolar, adotando, na alfabetização, uma concepção social da leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, de acordo com os objetivos, abrangeu as etapas exploratória e descritiva, cujos dados, com base na pesquisa semiestruturada, foram coletados, através de um questionário on-line, contendo uma parte fechada e outra, aberta. Como principais resultados, constata-se que, apesar de os professores utilizarem diferentes estratégias de leitura e, também, pautarem-se pela concepção de leitura com foco no leitor, as atividades de leitura trabalhadas nas suas aulas promovem o modelo de letramento autônomo que enfatiza a aquisição e uso de escrita como habilidade, independentemente, do contexto social, em detrimento do modelo de letramento ideológico que enfatiza práticas sociais concretas de leitura e escrita. 

Biografia do Autor

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras- Área de concentração Linguistica Aplicada

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos