Interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade de Pernambuco
  • Iolanda Mendonça de Santana Universidade de Pernmabuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4467

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída, cujo objetivo foi investigar formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do 1º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que toca aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. O enquadramento teórico deste estudo está assente nas ideias de Santomé (1998); Furlanetto (2003); Santos (2007); Silva (2009) e Crusoé (2014), entre outros. Para a coleta de dados, utilizou-se, de modo prioritário, a técnica de grupo focal e, complementarmente, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se com essa pesquisa que a vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas das professoras investigadas é materializada por meio de um trabalho que articula conteúdos didáticos de diversas disciplinas do currículo escolar e reside na integração do conhecimento pelo viés da multidisciplinaridade. Conclui-se, ainda, que se faz necessário a prática pedagógica das referidas professoras ser orientada por uma perspectiva crítica que lhes possibilite um pensar e agir pedagógicos reflexivos e criativos, alinhados às necessidades cotidianas dos estudantes e condizentes com o pensamento interdisciplinar.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. Professora adjunta IIIF da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Ciências da Administração - FCAP-UPE. Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste. Coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Campus Mata Norte. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; práticas pedagógicas; educação e interdisciplinaridade e formação de pessoas para o desenvolvimento local sustentável. 

Iolanda Mendonça de Santana, Universidade de Pernmabuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição de ensino superior. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Formação de Professores (NUFOP). Pesquisadora no Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Área de investigação: Formação de professores, práticas pedagógicas e questões curriculares. 

Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê