A pedagogia da alternância como possibilidade formativa nas licenciaturas em educação do campo

Autores

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim
  • Denilson da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim
  • Lidiane Limana Puiati Pagliarin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4472

Palavras-chave:

Educação do/no campo, Pedagogia da Alternância, Formação de professores.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a pedagogia da alternância como constitutiva da formação de professores para atuar na educação do/no campo. O debate está ancorado em autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Caldart (2004; 2012), Molina (2011; 2015), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, com utilização de questionários aplicados para alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura), curso que possui sua organização curricular constituída por tempos e espaços alternados de formação, entre a universidade e a comunidade onde residem os acadêmicos. Tal coleta de dados foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com questionário online composto de questões fechadas que envolveram aspectos da organização curricular no processo formativo no Curso. Na segunda coleta – para aprofundar algumas questões suscitadas na primeira – realizou-se um questionário com perguntas abertas sobre temas estruturantes da formação de professores como: interdisciplinaridade, ensino de Ciências da Natureza, formação de educadores à Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. O estudo realizado é fruto da análise das respostas de ambos os questionários sobre a Pedagogia da Alternância como possibilidade formativa no Curso. Mediante análise dos dados coletados podemos afirmar que a Pedagogia da Alternância apresenta muitas possibilidades formativas, dentre elas, o auxílio na articulação de saberes acadêmico-científicos com aqueles da origem da prática social dos acadêmicos em formação. Por sua vez, esta modalidade de organização curricular também evidencia diversos desafios, principalmente para os formadores que atuam em cursos com esta modalidade de oferta - Pedagogia da Alternância. Nesse sentido, é preciso haver planejamento, acompanhamento e avaliação permanente dessas atividades, para que elas sejam formativas e que estejam de acordo com a realidade e demandas desses acadêmicos.

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim

Graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982), graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), Especialização em supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a abril de 2010. Atuou como professor efetivo na área de Ensino de Ciências e Biologia, Campus São Gabriel, Universidade Federal do Pampa - Unipampa (maio de 2010 a fevereiro de 2012). Atualmente é professor das disciplinas do Dominio Conexo, Coordenador e professor do Programa Mestrado Profissional em Educação - PPGPE. Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), planejamento educacional, metodologia do ensino da Matemática (anos iniciais do Ensino Fundamental), coordenação do processo didático e formação continuada de docentes. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa "A relação teoria e prática no cotidiano do professor, Faed/UPF, desde 2004. Coordenador do projeto de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONEXÕES ENTRE SABERES DA UNIVERSIDADE E FAZRES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Campus São Gabriel, Unipampa (2010-2012). Membro do grupo de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq a contar de outubro de 2013.

Denilson da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

Graduação em Física - LP pela Unisinos, mestrado em Educação pela Unisinos e doutorando em Educação pela Unisinos. Atuou como professor da Educação Básica na rede estadualde ensino de 1996 a 2016.  Atualmente é professor no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

Graduação em Pedagogia - LP pela UFSM, mestrado em Educação pela UFSM e doutoranda em Educação pela UPF. Atuou como professor da Educação Básica na rede municipal de ensino (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental)  Atualmente é professor no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Dossiê