Estudos sobre pesquisa e reflexão na formação docente: o Estado da Questão

Autores

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Vale do Acaraú-UVA
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Carolina Nóbrega Sabóia Luz Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4506

Palavras-chave:

Estado da Questão, Formação Docente, Pesquisa, Reflexão.

Resumo

A partir do desenvolvimento do Estado da Questão-EQ, analisamos, neste estudo, o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, notadamente quando o debate volta-se aos movimentos professor reflexivo/professor pesquisador. Para além de desvelar as principais teorias que circundam os estudos voltados a essas temáticas, tivemos em vista explorar as tensões que delas decorrem, tanto para a formação de professores do ensino superior quanto para os de educação básica, incluindo nesse debate a iniciação à docência. A metodologia utilizada contemplou uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, que nos muniu do referencial teórico adequado para o desenvolvimento desta discussão. A fonte onde realizamos as buscas foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Essa escolha deveu-se à amplitude de divulgação do conhecimento científico produzido em diversas áreas por esse veículo. Nossa consulta recaiu sobre teses e dissertações publicadas nessa base, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2008 e 2013. Tal escolha teve relação com as diversas ações e os distintos investimentos realizados pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) nesse período, em virtude da valorização do magistério e da formação de professores. Entendemos que esta análise traz aos pesquisadores e a outros interessados na área de formação docente indícios sobre a necessária introdução da pesquisa na prática docente, de forma que, exercitando seu poder autoral, os professores possam transgredir a ‘inalterabilidade’ da aula puramente instrutiva e, de fato, tornarem-se agentes de um processo educativo que vai muito além dos domínios do mero ensino. Concluímos que os estudos realizados com o EQ sinalizam pistas importantes para uma reflexão mais contextualizada sobre o inquestionável papel da atividade da pesquisa na formação docente, que deve estar presente no interior da universidade para que chegue com qualidade política, formal e ética na escola básica, principalmente na esfera pública.

Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Vale do Acaraú-UVA

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS, na Universidade Estadual do Ceará-UVA. É professora do Programa de Formação de Professores-PARFOR no âmbito da UVA.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Carolina Nóbrega Sabóia Luz, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Bacharel em Arquitetura. Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê