A formação de professores em EJA na perspectiva da inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4570

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de jovens e adultos, Inclusão

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão acerca da formação de professores na educação de jovens e adultos na direção de potencializar a necessidade de investigação acerca desta temática. Aborda as especificidades desta modalidade educativa com base na legislação vigente. Destaca a criação de uma proposta de qualificação para os docentes desta área em uma perspectiva de inclusão social. Anuncia a metodologia empregada com características de pesquisa qualitativa aportando dados e informações sobre o programa de pós-graduação em educação de jovens e adultos. Enfatiza os desafios inerentes à formação de docentes para o segmento da EJA e coloca que os resultados das pesquisas vêm mostrando a necessidade de uma formação específica para os educadores da EJA. Apresenta como contribuição para a qualificação dos professores o Mestrado Profissional em EJA como uma proposta desafiadora e inclusiva. Apresenta as grandes conquistas deste Mestrado com destaque para a criação de uma Rede de Pesquisa Internacional em parceria com professores de várias instituições nacionais e internacionais, realização de quatro encontros internacionais e para a produção da Revista Internacional em Educação de Jovens e Adultos- RIEJA. Em conclusão, apresenta as propostas para o futuro a começar pela criação de um Doutorado Profissional em EJA.

Palavras-chave: Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos; Pedagogia da Inclusão.

 

THE TRAINING OF TEACHERS IN ADULT AND YOUTH EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF SOCIAL INCLUSION

ABSTRACT

This article proposes a discussion of teacher training in adult and youth education in the direction of enhancing the need for research on this subject. It discusses the specifics of this educative modality based on current legislation. It also highlights creating a proposal for qualification for teachers in this area in a social inclusion perspective. It announces the methodology used with features of qualitative research providing data and information on the graduate program in adult and youth education. It emphasizes the challenges inherent in the training of teachers for the segment of the Educação de Jovens e Adultos – EJA (Adult and Youth Education), and shows that the results of the researches come showing need for specific training for the EJA educators. It is presented as a contribution for the qualification of teachers in the Master Program in Adult and Youth Education as a challenging and inclusive proposal. It is focused the great achievements of this Master Program with emphasis on the creation of a network of International Research in partnership with teachers of various national and international institutions, carrying out four international meetings which were also responsible for the production of the Revista International em Educação de Jovens e Adultos – RIEJA (International Journal on Adult and Youth Education). Finally, it presents some proposals for the future, starting with the creation of a Professional Doctorate in Adult and Youth Education.

Keywords: teacher education; Adult and youth education; Social Inclusion.                                                                                                                                    

Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Mestre em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII, Mestra em Didática e Organização Escolar pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Departamento de Educação. Criadora e Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum EJA Bahia. Autora e Organizadora de diversos livros na área de formação de professores, políticas públicas e EJA.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Dossiê