Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório

Autores

  • Valentim Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Vanessa Marion Andreoli UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Michelle Bocchi Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Gilson Walmor Dahmer UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4574

Palavras-chave:

Educação, Ciências, Cultura, Humanas

Resumo

Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.

Biografia do Autor

Valentim Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Doutor em Química pela Universidade Federal do Paraná. professor adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná - UFPR Litoral.

Vanessa Marion Andreoli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - UFPR Litoral.

Michelle Bocchi Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - UFPR Litoral.

Gilson Walmor Dahmer, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - UFPR Litoral.


Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Dossiê