O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora

Autores

  • Fernando Azevedo Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-7373-705X
  • Maria da Graça Sardinha Universidade da Beira Interior
  • João Machado Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5067

Palavras-chave:

leitura, professor, literatura

Resumo

Este estudo analisa o perfil do professor do 1º Ciclo enquanto leitor e resulta de um inquérito por questionário, realizado nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, em outubro de 2017. Com a aplicação deste questionário, os autores do estudo quiseram saber da preocupação dos professores sobre a sua formação implicada nos artefactos culturais que os formam enquanto leitores; com os hábitos de leitura; com os tipos de leitura; com as necessidades reais da sua formação contínua; com a importância que atribuem a atividades relacionadas com a promoção da leitura; com as principais aprendizagens dos alunos através desta atividade. Os resultados apontam para a necessidade de apostar na formação leitora dos professores do 1º Ciclo, dado que estes são os mediadores, por excelência, da relação da criança com a leitura.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

Fernando AZEVEDO é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), sendo o responsável pela linha de pesquisa “Produções Culturais para as Crianças”. Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Maria da Graça Sardinha, Universidade da Beira Interior

Docente do Departamento de Letras

João Machado, Instituto Politécnico de Castelo Branco


Referências

Azevedo, F. (2013). Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e a Educação Literária. Guimarães: Opera Omnia.

Azevedo, F. e Balça, Â. (2016). Educação literária e formação de leitores. In F. Azevedo e A. Balça (Eds.), Leitura e Educação Literária (pp. 1-13). Lisboa: Pactor.

Cerrillo, P. (2006). Literatura infantil e mediação leitora. In F. Azevedo (Coord.), Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.

Cerrillo, P. (2007). Literatura infantil y juvenil y educación literaria: hacia una nueva enseñanza de la literatura. Barcelona: Editorial Octaedro.

Custódio, P. (2009). Análise e produção de materiais didáticos de Português no Ensino Básico: alguns princípios orientadores. Exedra, 2,147-160. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/exedra-portugues-completo.pdf

Custódio, P. (2010). O novo programa de Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico: orientações e perspetivas. Exedra, 235-244. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3399039.pdf

Ghiglione, R. e Matalon, B. (1993). O inquérito, teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Hill, M- e Hill, A- (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Krejcie, R. e Morgan, D. (1970). Determining Sample Size for Research Activities. Educational and Psychological Measurement, 30(3), 602-610.

Mendoza Fillola, A. (2001). El intertexto lector. El espacio de encuentro de las aportaciones del texto con las del lector. Cuenca: Publicaciones Universidad Castilla-La Mancha.

Mendoza Fillola, A. (2003). Los intertextos: del discurso a la recepción. In A. Mendonza e P. Cerrillo (Coord.), Intertextos: aspectos sobre la recepción del discurso artístico (pp. 17-60). Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla - La Mancha.

Roig-Rechou, B.-A. (2010). Educação literária e cânone literário escolar. Letras de Hoje, 45(3), 75-79. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/8124/5814

Roig-Rechou, B.-A. (2012). Educación literaria. Literatura infantil y juvenil. Una propuesta multicultural. Educação, 35(3), 362-370. www.redalyc.org/html/848/84824567009/

Silva, V. M. A. (2007). Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina.

Tuckman, B. (2000). Investigação em educação. Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Dossiê