A Literatura Infantil Digital: o design das histórias interativas

Autores

  • Douglas Luiz Menegazzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristina Sylla Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5129

Palavras-chave:

Livro infantil digital, Aplicativos de histórias, Design de interação

Resumo

Há quase uma década os livros infantis digitais têm sido publicados na forma de aplicativos para serem lidos em dispositivos móveis de interação, como tablets e smartphones. Apesar de existirem severas críticas sobre a inclusão desmedida ou mal projetada de interações em livros infantis digitais, ainda não existem um conjunto de recomendações ou um modelo que orientem o design de interação destes artefatos. Neste estudo, a partir da análise da literatura científica, identificamos e propomos princípios para guiar e analisar o design de livros infantis digitais. Como resultados, são propostos oito itens de relevância a serem considerados em futuros projetos de literatura infantil em suportes digitais, especialmente para o formato aplicativo: (a) Congruência literária (b) Incentivo à leitura compartilhada; (c) Acesso à dicionários e conteúdos extras; (d) Orientação; (e) Recursos sonoros; (f) Acompanhamento e Feedback; (g) Play mode; (h) Código de gestos. O estudo contribui também com pesquisadores, professores e pais para a compreensão e seleção de livros infantis digitais mais apropriados.

Biografia do Autor

Douglas Luiz Menegazzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (PPGDesign/UFPR), Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, mestrado em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização lato sensu em Design Experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (EGR/UFSC), atua nos cursos de graduação em Design e Animação. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa e extensão focadas, principalmente, nas áreas de Ilustração e Design de Interfaces Gráficas para mídias impressas e digitais.

Cristina Sylla, Universidade do Minho

Cristina Sylla é doutora em Tecnologia Educacional, com Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e Mestrado em Estudos Literários. Seu trabalho é regularmente publicado em revistas e congressos internacionais. Ela faz parte do comitê de programa de várias conferências. Seu trabalho foi distinguido com vários prêmios, como o Prêmio de Ouro de Melhor Demo na Conferência Internacional sobre Avanços em Entretenimento de Computador Technology 2012, e o Prêmio de Tecnologia Mundial Categoria Entretenimento em 2013. Ela é um membro da Rede Mundial de Tecnologia e Membro Corporativo e membro da ACM Association for Computer Machinery.

Referências

BEDERSON, B. B.; QUINN, A; DRUIN, A. Designing the Reading Experience for Scanned Multi-lingual Picture Books on Mobile Phones. Joint Conference on Digital Libraries, v. 1, n.15. Austin, Texas, USA, Jun. 2009. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.147.7239

BUS, A. G.; TAKACS, Z. K.; KEGEL, C. A. T. Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy. Developmental Review, v. 35, 2015, p. 79–97. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0273229714000501

CAHILL, M., & MCGILL-FRANZEN, A. Selecting “app”ealing and “app”ropriate book apps for beginning readers. Reading Teacher, 67(1), 30–39, 2013. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/TRTR.1190

CAPPARELLI, S.; GRUSZYNSKI; A. C.; KMOHAN, G. Poesia visual, hipertexto e ciberpoesia. Revista Famecos. Porto Alegre, n. 13, dezembro 2000. p. 68-82. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3082

CIAMPA, Katia. Reading in the Digital Age: Using Electronic Books as a Teaching Tool for Beginning Readers. In Canadian Journal of Leraning ad Technology. v. 38, n 2. 26 p. 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ981797

COURAGE M.L., BAKHTIAR A., FITZPATRICK C., KENNY S., BRANDEAU K. Growing up multitasking: The costs and benefits for cognitive development. Developmental Review, v. 35, pp. 5-41, 2015. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/2015-06456-001

FOLLMER, S., BALLAGAS, R., RAFFLE, H., SPASOJEVIC, M., & ISHII, H. People in books: Using a FlashCam to become part of an interactive book for connected reading. In ACM 2012 Conference on Computer Supported Cooperative Work, CSCW’12 (pp. 685–694), 2012. Disponível em: https://www.media.mit.edu/publications/people-in-books-using-a-flashcam-to-become-part-of-an-interactive-book-for-connected-reading/

FREDERICO, A. The Construction of Meaningin Three Fairy-Tale Enhanced Electronic Picturebooks. In Children’s Literature, Technology and Imagination. University of Padua, Italy, 2013. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/ojs.cais-acsi.ca/index.php/cais-asci/article/view/713

FREDERICO, A. O Futuro do Leitor ou o Leitor do Futuro: o Livro Infantil Interativo e os Letramentos Múltiplos. In Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor. N. 52, 2016. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195

HOFFMAN, J. L., & PACIGA, K. A. Click, Swipe, and Read: Sharing e-Books with Toddlers and Preschoolers. Early Childhood Education Journal, 42(6), 379–388, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0622-5

HOMER, B. D., KINZER, C. K., PLASS, J. L., LETOURNEAU, S. M., HOFFMAN, D., BROMLEY, M., KORNAK, Y. Moved to learn: The effects of interactivity in a Kinect-based literacy game for beginning readers. Computers and Education, 74, 37–49, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131514000177

KAMYSZ, K., & WICHROWSKI, M. A little goat builds the world – an interactive children story for tablets. Lecture Notes in Computer Science (Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 8832, 228–231, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212017314005428

KAO, G. Y.-M. G. Y.-M., TSAI, C.-C. C., LIU, C.-Y. C.-Y., YANG, C.-H. C.-H. The effects of high/low interactive electronic storybooks on elementary school students’ reading motivation, story comprehension and chromatics concepts. Computers and Education, 100, 56–70, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131516301026

KNOCHE, H., RASMUSSEN, N. A., BOLDREEL, K., OLESEN, J. L. O., & PEDERSEN, A. E. S. Do interactions speak louder than words? Dialogic reading of an interactive tablet-based e-book with children between 16 months and three years of age. In 13th International Conference on Interaction Design and Children, IDC 2014 (pp. 285–288), 2014. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2610473

KUCIRKOVA, N., Messer, D., Sheehy, K., & Flewitt, R. Sharing personalised stories on iPads: A close look at one parent-child interaction. In: Literacy, 47(3), 115–122, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/lit.12003

LABBO, L. D.; KUHN, M. R. Weaving Chains of Affect and Cognition: a Young Child's Understanding of CD-Rom Talking Books. The Journal of Literacy Research, v. 32, n. 2, pp.187-210, 2000. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1080/10862960009548073

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba: PUCPress, 2017.

LEBERT, M.: E-Books 1998: The first EBook Readers. Auf: Project Gutenberg News 2011. Disponível em: http://www.gutenbergnews.org/20110716/ebooks-1998-the-first-ebook-readers/ [16.07.2011 / 20.02.2015].

LINDEN,S.Vander. Para ler o livro ilustrado. São Paulo:Cosac Naify, 2011.

MANRESA, Mireia; REAL, Neus. Digital Literature for Children: Texts,Readers and Educational Practices. Brussels: Peter Lang, 2015.

MENEGAZZI, D. (2018) O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Revista Textura, 20 (43).

MENEGAZZI, D., SYLLA, C.; PADOVANI, S. (2018) A Preliminary Study of Interactivity on Visual Narrative in Children’s Story Apps. In: Proceedings of CONFIA – International Conference on Illustratrion & Animation. Esposende, Poetugal. Julho 2018.

MORAES, G. L. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N.46, Brasília, July/Dec, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2316-40182015000200231&script=sci_abstract&tlng=pt

MORGAN, H. Multimodal Children’s E-Books Help Young Learners in Reading. In: Early Childhood Education Journal, 41(6), 477–483, 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0575-8

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PRIETO, L. R.; PANELAS, C. T. Los caminos hacia la actuación del lector implícito en la literatura infantil y juvenil digital. Microestructuras y macroestructuras narrativas. In Proceedings Electronic Literature: Texts, Readers And Teaching Practices. GRETEL – Grup de Recerca de Literatura Infantil I Juvenil I Educación Literària. Barcelona, Outubro, 2014. Disponível em: http://www.gretel.cat/wp-content/uploads/2016/05/2014_Actas-del-Simposio-internacional-La-literatura-en-pantalla-textos-lectores-y-pr%C3%A1cticas-docentes.pdf

RAFFLE, H., REVELLE, G., MORI, K., BALLAGAS, R., BUZA, K., HORII, H., SPASOJEVIC, M. Hello, is grandma there? Let’s read! StoryVisit: Family video chat and connected e-books. In 29th Annual CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI 2011, 1195–1204, 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=1979121

RAMOS, Graça. Habitar a infância: como ler literatura infantil. Brasília: Tema Editorial, 2017.

SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SALMON, L. G. Factors that Affect Emergent Literacy Development When Engaging with Electronic Books. In: Early Childhood Education Journal, 42(2), 85–92, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-013-0589-2

SARGEANT, B. What is an ebook? What is a Book App? And Why Should We Care? An Analysis of Contemporary Digital Picture Books. Children’s Literature in Education: An International Quarterly, 46(4), 454–466, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10583-015-9243-5

SARGEANT, B., & SARGEANT, E. Interactive Storytelling: How Picture Book Conventions Inform Multimedia Book App Narratives. Australian Journal of Intelligent Information Systems, 13(3), 29–35, 2013. Disponível em: https://researchbank.rmit.edu.au/view/rmit:22761

SCHUGAR, H. R., SMITH, C. A., & SCHUGAR, J. T. Teaching with Interactive Picture E-Books in Grades K-6. Reading Teacher, 66(8), 615–624, 2013. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1168

SERAFINI, F., KACHORSKY, D., & AGUILERA, E. Picture Books in the Digital Age. Reading Teacher, 69(5), 509, 2016. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1452

SMEETS, D. J. H; BUS, A. G. The interactive animated e-book as a word learning device for kindergartners. Applie Psycholinguistics, N.4, Vol.36, 2012. Disponível em: http://media.leidenuniv.nl/legacy/the-interactive-animated-e-book.pdf

TEIXEIRA, D., GONÇALVES, B. S. Interatividade e imersão em narrativa digital de ebook interativo infantil. In 7 th Information Design International Conference. Blucher Design Proceedings. v.2, n.2 Setembro, 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/interatividade-e-imerso-em-narrativa-digital-de-ebook-interativo-infantil-20253

TIMPANY, C., VANDERSCHANTZ, N., HINZE, A., CUNNINGHAM, S. J., & WRIGHT, K. Shared reading of children’s interactive picture books. (J. A., R. E., & T. K., Eds.), 16th International Conference on Asia-Pacific Digital Libraries, ICADL 2014. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-12823-8_20

TSENG, K.-H., LIU, C.-C., & LIU, B.-J. Scaffolded participatory and collaborative learning. In 2012 17th IEEE International Conference on Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education, WMUTE 2012 (pp. 142–146), 2012. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6185014

YOKOTA, J., & TEALE, W. H. Picture Books and the Digital World. Reading Teacher, 67(8), 577–585, 2014. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/trtr.1262

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Dossiê