Acessibilidade no ensino superior: um desafio gerencial à luz da legislação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5671

Palavras-chave:

Ensino Superior, Acessibilidade, Pessoa com deficiência

Resumo

Este estudo foi delineado a partir da pergunta: Como atender às exigências da legislação brasileira quanto à promoção da acessibilidade à pessoa com deficiência em relação aos aspectos físicos em instituições de ensino superior (IES)?  Com objetivo analisar os limites e as perspectivas da inclusão do estudante com deficiência, relacionadas à infraestrutura física das IES, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, com uma revisão bibliográfica, e uma análise documental das Leis e Decretos que regulamentam os diretos da pessoa com deficiência no Brasil. A partir da leitura da legislação pertinente, propôs-se um checklist como instrumento de coleta de dados.  O estudo de caso foi realizado numa IES no interior de Pernambuco. Os resultados demonstram que o Checklist é um instrumento de apoio ao gestor no processo de tomada de decisão para o cumprimento da legislação e inclusão da pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Anna Cecília Sobral Bezerra, Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

Professora de Metodologia Científica no Bacharelado em Arquitetura & Urbanismo - FACIGA/AESGA

Coordenadora de Projetos Educacionais da AESGA

Doutora em Mutimédia e Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal)

Antonio Ferreira Silva Neto, Prefeitura Municipal de Garanhuns

Advogado. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade de Direito de Garanhuns

Assessor Juridico da Prefeitura Municipal de Garanhuns

Membro do Conselho do FUNDEB - Garanhuns

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê