Segregação no acesso ao ensino superior no Brasil: perfil dos ingressantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5711

Palavras-chave:

Ensino Superior, Expansão, Democratização, Perfil dos Estudantes.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o perfil dos estudantes de ensino superior no Brasil, cotejando os cursos de elite com as licenciaturas, de modo a investigar se o acesso ainda é hierarquizado para distintos estratos populacionais. Utilizou-se como metodologia a Análise Descritiva de Dados, buscando as informações no Censo da Educação Superior 2015. Os achados apontam que, contrastando cursos de elite com cursos de licenciatura, há uma prevalência de homens (57%) e brancos (61%), frente a 43% de mulheres e 39% de negros nos cursos de elite. Já nos cursos de licenciatura, embora o componente racial não se destaque, a prevalência é feminina, com 70% dos ingressantes. Portanto, pode-se aventar que, a despeito das iniciativas do governo (PROUNI, REUNI e FIES) tenham sido efetivas na expansão do acesso ao ensino superior, ainda há muito a avançar no processo de democratização.

Biografia do Autor

Lorena Passos de Souza

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuou como Estagiaria do Programa Institucional Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-Biologia) UFRB. Com experiência em projetos educacionais (Programa Mais Educação).

Luana Passos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora (2015-2018) e Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Atualmente no pós doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018).No âmbito das atividades de pesquisa, tem interesse pela temática da justiça distributiva, políticas sociais, Estado de Bem-Estar Social, assistência social , desigualdades diversas (gênero, raça, social)

Rosilda Arruda Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Pedagogia (1983) e Mestrado em Sociologia (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Foi professora da UFPE (maio/1989 a janeiro/2010) e da UFBA (fevereiro/2010 e fevereiro/2013). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, do CETENS-UFRB. Na UFBA foi Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Assessora da Pró-Reitoria e Pró-Reitora. Atuou como Coordenadora da equipe de pesquisadores da UFBA junto à Rede Ibero-Americana de Investigação em Política Educativa (RIAIPE3), desenvolvendo o Projeto "Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior", financiado pela Comissão Europeia (dezembro/2011 a dezembro/2013); e como Vice-Coordenadora do Programa Escola de Gestores na UFBA. Atua como pesquisadora do Observatório do CNPq sobre Determinantes da Equidade no Ensino Superior. Tem trabalhos publicados nas áreas de educação, sociologia e metodologia científica. Desenvolve atividades nos campos da gestão, política e planejamento educacional; avaliação educacional e projetos sociais. As temáticas em que vem trabalhando focalizam os seguintes aspectos: educação superior; avaliação educacional; gestão da educação; construção de indicadores de qualidade em educação; epistemologia, sociologia da educação e sociologia do conhecimento. 

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos