Pessoas Surdas no Ensino Superior: percepções de estudante surdo, estudante surda e professoras ouvintes sobre o processo educacional

Autores

  • Polliana Barboza Faculdade Alpha
  • Ana Dorziat Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Fernando Tavares Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6250

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes Surdos/as, Processo Educacional.

Resumo

Diferente de diversas abordagens clínicas sobre as pessoas surdas, os Estudos Surdos as compreendem como seres sócio-histórico-culturais que constroem suas perspectivas de mundo por meio das experiências visuais. A partir dessa visão, desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções de um estudante surdo, uma estudante surda e duas professoras ouvintes do curso de Licenciatura em Pedagogia sobre os processos educacionais desenvolvidos com as pessoas surdas. Esse estudo, realizado numa instituição de ensino superior privada, que adotava a política de educação inclusiva, pode ser caracterizado como de natureza qualitativo-descritiva. Por meio de entrevista com os participantes e as participantes da pesquisa, pudemos demarcar uma maior aproximação com suas experiências educativas, sempre as relacionando com o contexto pesquisado. Tomando como referência a análise de conteúdo, organizamos os dados em categorias, subcategorias e unidades de registro, enfatizando as convergências e divergências existentes nas transcrições das entrevistas. Os dados revelaram que o processo educacional do estudante surdo e da estudante surda estava condicionado à presença de intérprete de Libras, e, na sua ausência, às estratégias gesto-visuais de algumas professoras. Diante disso, entendemos que é necessária uma mudança nas concepções epistemológicas vigentes no âmbito educacional, na direção de superar visões padronizadas de ser humano, estabelecer uma política linguística que considere a relação indissociável entre língua e cultura e rediscutir a formação de professores, tomando a inclusão como fenômeno que envolve todo sistema educacional.

Palavras-chave: Ensino Superior; Estudantes Surdos/as; Processo educacional.

Biografia do Autor

Polliana Barboza, Faculdade Alpha

Graduada em Pedagogia (UFPB/PB) e em Letras/Português (FAFIBE/MG), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC/CE), Supervisão e Orientação Escolar e Psicopedagogia Institucional (CINTEP/PB), Mestrado em Educação (UFPB/PB) e Mestrado em Ciências da Educação (ULHT/PT). É professora da Educação Básica e Supervisora escolar.

Ana Dorziat, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Pedagogia (UFPB/PB), Mestrado em Educação Especial (UFSCar/SP), Doutorado em Educação (UFSCar/SP) e Pós-doutorado (UL/Portugal). É professora visitante na Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

Fernando Tavares, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Especialista em Ciências Ambientais e Educação Especial. Mestrando em Ensino de Ciências pela UEPB. É professor do Ensino Fundamental - anos finais no componente curricular de Ciências.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos